Neste curso, o arte-educador Nélio Spréa apresenta um repertório lúdico, além de dados e conclusões de suas pesquisas sobre o Brincar. Visando aprofundar a reflexão sobre os usos e funções pedagógicas das brincadeiras na escola, destaca quatro enfoques que os profissionais da Educação Infantil podem dar em seu planejamento: a sociabilidade, a oralidade, a musicalidade e o movimento.
Extraindo das experiências lúdicas elementos para reflexões que vão além da dimensão recreativa, Nélio Spréa apresenta o Brincar como uma condição da aprendizagem na infância.
* Fundamentação 1 – Representação de papeis e sociabilidade
Prática 1 – Brincando de ser mãe
Prática 2 – Brincando de embalar e de ninar
* Fundamentação 2 – Brincar, via de acesso ao mundo
Prática 3 – Brincando de cavalinho e de rodeio
Prática 4 – Brincando de ser bicho e de dormir
* Fundamentação 3 – Brincar, uma imersão ativa na Cultura
Um olhar para o documentário - Brincantes
Atividade de leitura: Texto “Brincadeira: um espaço social”
* Fundamentação 1 – Criança, ator social competente e sujeito de direitos
Prática 1 – Inventando brincadeiras (Mosquitinho / Formiga)
Prática 2 – Parlendas nas mãos
Prática 3 – Brincando com o corpo 1 (Existia um sapinho)
* Fundamentação 2 – Campos de experiência em camadas sobrepostas
Prática 4 - Brincando com o corpo 2 (Boneca de lata)
Prática 5 - Brincando com o corpo 3 (Eu vou andar de trem)
Prática 6 - Brincadeiras de estátua
Prática 7 - Brincadeira de rebolar
Prática 8 - Brincadeira de agachar
* Fundamentação 3 – Nas brincadeiras das crianças a humanidade se revela
Atividade de leitura: Texto “As origens de um patrimônio lúdico”
Arte-educador. Doutor e mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná.
» Saiba mais