Avaliação por Rubricas – Uma ferramenta para avaliação de atividades presenciais e em EAD

Início imediato e no seu ritmo
100% Online

O Curso

RUBRICA é uma ferramenta de avaliação que indica, em uma escala, as expectativas específicas para realização de uma determinada tarefa. 

A utilização de RUBRICA tende a melhorar o desempenho dos alunos, uma vez que permite que o professor explicite de modo claro e oportuno, o que se espera deles. Com isso, os estudantes podem direcionar seus esforços de modo muito mais eficaz, além disso o uso das RUBRICAS facilita o feedback do professor, potencializando um maior engajamento dos  estudantes com as atividades. 


Nesse curso você terá contato com a linha histórica da rubrica, sua relação com os diferentes modelos de avaliação, suas possibilidades de uso no ensino presencial e a distância, suas potencialidades quanto a transparência nos processos avaliativos e sua praticidade na emissão de feedbacks. Faremos um percurso em etapas para entender os processos relacionados a construção das rubricas, exploraremos também, exemplos do uso de rubricas para diferentes atividades e como validar e calibrar as nossas próprias rubricas para as atividades das nossas salas de aulas. 



Tópicos que serão abordados

  1. Apresentação do curso
  2. O que é Rubrica?
  3. De onde vem o uso inicial das Rubricas
  4. Rubrica vs avaliação
  5. Sentido da avaliação
  6. Tipos de avaliação pt.1
  7. Tipos de avaliação pt.2
  8. Rubricas e educação à distância
  9. Outras possibilidades de aplicação
  10. Construindo minhas próprias rubricas
  11. Explorando exemplos
  12. Áreas do conhecimento vs Rubricas
  13. Encerramento

Programação* *Sujeita a alterações

100% Online Apresentação do curso
100% Online Rubrica vs avaliação Sentido da avaliação
100% Online Construindo minhas próprias rubricas

Docente

Sergio Daniel Ferreira

Sergio Daniel Ferreira

Mestre em Educação (UFSCar), com graduação em Ciências Biológicas, licenciatura e bacharelado (UNESP).

» Saiba mais

Trabalha com gestão escolar e formação continuada de professores na Educação Básica, com foco em Metodologias Ativas, abordagens STEAM e Movimento Maker. Já atuou como coordenador pedagógico e professor do Ensino Fundamental Anos Finais, Ensino Médio e Pré-Vestibular. No ensino superior atua como professor no curso de especialização em Educação e Tecnologia da Universidade Federal de São Carlos e no Curso de Gestão Escolar MBA ESALQ/USP.

Inscrições

Inscrições abertas

Realização

Instituto CLQ

Apoio

Receba novidades sobre os próximos cursos