Educação Física Escolar e a BNCC: reestruturação do ensino dos esportes a partir do sistema de classificação.

das 08:30 às 18:00h
Local: CLQ Reserva Jequitibá
Av. Cezira Giovanoni Moretti, 1100
Reserva Jequitibá, Piracicaba/SP

O Curso

O curso tem como premissa estimular a reflexão dos professores acerca do ensino de educação física, trabalhando propósitos, conceitos e caminhos para o trabalho docente.

Será trabalhado como base teórica os fundamentos estabelecidos dentro da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Especificamente será tematizado o sistema de classificação dos esportes proposto pela BNCC, pensando e fundamentando sua maneira de ensinar os esportes na escola e como sistematizar esses conteúdos nas aulas de educação física.

A proposta do curso está orientada por uma abordagem teórico-prática que se apoiará em saberes e experiências emergentes dos processos de ensino e aprendizagem das lógicas interna e externa dos esportes das diferentes categorias do sistema de classificação, com ênfase nos esportes de invasão.



Tópicos que serão abordados

  1. O ensino de educação física na escola a partir das dimensões dos conteúdos.
  2. Competências e habilidades da Educação Física a partir da BNCC
  3. Praxiologia Motriz: decifrando as lógicas internas e externas dos esportes
  4. Sistema de Classificação dos Esportes
  5. Introdução ao ensino dos Jogos Esportivos de Invasão

Programação* *Sujeita a alterações

08:30 - 09:30 Credenciamento e coffee-break
09:30 - 11:00 Discussão sobre os princípios educacionais envolvidos no ensino de educação física: Das dimensões do conteúdo às competências e habilidades previstas na BNCC.
11:00 - 12:20 Desconstrução dos modelos tradicionais tecnicistas de ensino dos esportes. Pressupostos da Praxiologia Motriz (lógica interna e externa). Apresentação do Modelo de Classificação dos Esportes da BNCC
12:20- 13:30 Almoço
13:30 - 14:10 Estruturação de mapas mentais para organização do conhecimento, referencial teórico e vivência “mão na massa” de elaboração de mapas mentais a partir do Modelo de Classificação dos Esportes
14:10 - 15:50 Bora pra quadra!: Vivência na perspectiva da Sala de aula invertida: Atividades tematizadoras das categorias do sistema de classificação dos esportes e jogos orientados pelos princípios operacionais (lógica interna) e por temas socioculturais (lógica externa) para abordagem dos esportes de invasão
15:50 - 16:10 Coffee - break
16:10 - 17:00 Continuidade da abordagem a proposta de Sala de aula invertida: referencial teórico da proposta do ensino das categorias de esportes do sistema de classificação e dos Jogos Esportivos Coletivos com Bola a partir dos princípios operacionais. Reflexões sobre o ensino do esporte nas diferentes etapas da Educação Básica
17:00 - 18:00 Encerramento e entrega do certificado

Palestrantes

Felipe Gustavo Santos Canciglieri

Felipe Gustavo Santos Canciglieri

Professor de Educação Física no CLQ Colégio

» Saiba mais

Mestre em Ciências da Motricidade pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP - Rio Claro. Graduado em Licenciatura e Bacharelado em Educação Física pela UNESP Rio Claro. Professor de Educação Física do Colégio Luiz de Queiroz - CLQ/ Piracicaba. Autor do livro, Meio ambiente e Educação Física: Possibilidades para o trabalho escolar (2015), Co-autor do livro Educação Física e Temas Transversais (2012). Foi membro do laboratório de Estudos e Trabalhos Pedagógicos em Educação Física (LETPEF-Unesp de Rio Claro 2008- 2011) e também do Núcleo de estudos e pesquisa em formação profissional e campo de trabalho (NEPEF-FPCT - Unesp Rio Claro 2011 - 2018)

Osmar Moreira de Souza Junior

Osmar Moreira de Souza Junior

Professor da UFSCAR e também do curso de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional (PROEF)

» Saiba mais

Doutor em Educação Física pela FEF-Unicamp em 2013 (título da tese: “Futebol como projeto profissional de mulheres: interpretação da busca pela legitimidade”); Mestre em Ciências da Motricidade pela Unesp em 2003 (título da dissertação: “Co-educação, futebol e Educação Física escolar”); Graduado em Licenciatura em Educação Física pela Unesp-Rio Claro em 1992. Professor Adjunto no Departamento de Educação Física e Motricidade Humana (DEFMH) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Coordenador do polo UFSCar e docente do quadro permanente do curso de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional (PROEF). Co-autor dos livros: “Para ensinar Educação Física: possibilidades de intervenção na escola” (2007), “Futebol de mulheres: a batalha de todos os campos” (2018), “Práticas Corporais: Educação Física (1º e 2º anos)” (2017) e “Práticas Corporais: Educação Física (3º ao 5º ano)” (2017). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas dos Aspectos Pedagógicos e Sociais do Futebol (ProFut-UFSCar); membro do Grupo de Estudos e Pesquisas de Futebol (GEF-Unicamp) e membro do Laboratório de Estudos e Trabalhos Pedagógicos em Educação Física (LETPEF-Unesp de Rio Claro). Experiência na área de Educação Física escolar, tendo atuado como professor e coordenador de Educação Física no Ensino Fundamental e Médio de 1997 a 2008.

INSCRIÇÕES

1º LOTE

até dia 31/01 R$150,00

Realização

Apoio

Receba novidades sobre os próximos cursos

    WhatsApp