Para quem serve:
Profissionais da Educação Infantil
Foi sensacional. O Nélio é criativo, tem muito conhecimento sobre brincar e envolver o ser humano na brincadeira.
O curso foi excelente, pois pudemos refletir sobre os conceitos brincadeira e experiência lúdica, além de nos possibilitar navegar no universo infantil (relembrei momentos da minha infância). Durante o encontro, retomei a importância de educar os meus sentidos para observar o fazer infantil e a sua contribuição para a formação integral.
O curso foi ótimo, didático e dinâmico. A temática nos mostrou o que está por trás das brincadeiras e sua potência no cotidiano escolar; além da importância da intencionalidade nas propostas e o fazer das crianças como produtoras e transmissoras de Cultura.
Foi muito enriquecedor, maravilhoso!!!
Neste curso, o arte-educador Nélio Spréa apresenta um repertório lúdico, além de dados e conclusões de suas pesquisas sobre o Brincar. Visando aprofundar a reflexão sobre os usos e funções pedagógicas das brincadeiras na escola, destaca quatro enfoques que os profissionais da Educação Infantil podem dar em seu planejamento: a sociabilidade, a oralidade, a musicalidade e o movimento. Extraindo das experiências lúdicas elementos para reflexões que vão além da dimensão recreativa, Nélio Spréa apresenta o Brincar como uma condição da aprendizagem na infância.
* Fundamentação 1 – Representação de papeis e sociabilidade
Prática 1 – Brincando de ser mãe
Prática 2 – Brincando de embalar e de ninar
* Fundamentação 2 – Brincar, via de acesso ao mundo
Prática 3 – Brincando de cavalinho e de rodeio
Prática 4 – Brincando de ser bicho e de dormir
* Fundamentação 3 – Brincar, uma imersão ativa na Cultura
Um olhar para o documentário - Brincantes
Atividade de leitura: Texto “Brincadeira: um espaço social”
* Fundamentação 1 – Criança, ator social competente e sujeito de direitos
Prática 1 – Inventando brincadeiras (Mosquitinho / Formiga)
Prática 2 – Parlendas nas mãos
Prática 3 – Brincando com o corpo 1 (Existia um sapinho)
* Fundamentação 2 – Campos de experiência em camadas sobrepostas
Prática 4 - Brincando com o corpo 2 (Boneca de lata)
Prática 5 - Brincando com o corpo 3 (Eu vou andar de trem)
Prática 6 - Brincadeiras de estátua
Prática 7 - Brincadeira de rebolar
Prática 8 - Brincadeira de agachar
* Fundamentação 3 – Nas brincadeiras das crianças a humanidade se revela
Atividade de leitura: Texto “As origens de um patrimônio lúdico”
Arte-educador. Doutor e mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná. Licenciado em Música pela Faculdade de Artes do Paraná. Fundou e dirige a Parabolé Educação e Cultura, instituição que se dedica ao desenvolvimento de ações culturais e projetos artísticos destinados a crianças e adolescentes. É autor de livros, CD's e filmes para crianças. Realiza pesquisas nos campos da arte-educação, sociologia da infância, música popular, culturas populares e culturas da infância, as quais servem de referência na elaboração de oficinas, palestras, espetáculos, roteiros audiovisuais e textos literários. É palestrante atuante nos programas de formação pedagógica das redes municipais de ensino em diferentes regiões do Brasil.
Um curso dinâmico e prático com um olhar para os aspectos sociais, culturais, afetivos, emocionais e cognitivo das crianças.
INSCREVA-SE