6 filmes sobre juventudes para usar em sala de aula

Neste 28 de março, Dia Mundial da Juventude, o Porvir compilou filmes disponíveis online que abordam essa fase tão importante da vida e como eles podem integrar as aulas e suscitar bons debates

As juventudes são diversas. Pensar nessa multiplicidade pode ser uma tarefa complexa, mas não de todo impossível. Atualmente, existem muitas ferramentas capazes de explorar nuances das juventudes que passam por contexto social, classe, raça, gênero e outras questões. Os filmes, por exemplo, são uma delas.

A produção audiovisual é um interessante recurso de apresentação de temas importantes e distintos em sala de aula. Por meio dela, é possível iniciar debates qualificados e incentivar os estudantes a refletirem sobre as  mais diversas situações, trabalhando aspectos pessoais e também desenvolvendo a empatia ao se deparar com contextos de outras pessoas.

Porvir selecionou oito filmes que têm as juventudes como tema central  e que podem ser apresentados em sala de aula. Confira a lista

Cabeça de Nêgo (Brasil, 2021. 85 minutos)

Em Cabeça de Nêgo, após reagir a um insulto em sala de aula, Saulo (Lucas Limeira) é expulso da escola, recusando-se a sair das dependências da instituição. Em sua ocupação, ele usa as redes sociais para expressar todo o seu descontentamento com a direção da escola, expondo o abandono e a solidão sofridos por ele e outros estudantes, iniciando um movimento estudantil.

Classificação: 14 anos

Eleições (Brasil, 2019. 100 minutos)

É época de eleições para o grêmio estudantil. Quatro grupos de estudantes, com opiniões e visões de mundo diferentes, criam propostas, debatem estratégias de campanha e lutam por melhorias na escola

Classificação: 12 anos

As vantagens de ser invisível (Estados Unidos, 2012. 103 minutos)

Charlie é um jovem que tem dificuldades para interagir em sua nova escola. Com os nervos à flor da pele, ele se sente deslocado no ambiente. Seu professor de literatura, no entanto, acredita nele e o vê como um gênio. Mas Charlie continua a pensar pouco de si… até o dia em que dois amigos, Patrick e Sam, passam a andar com ele.

Classificação: 12 anos

Coragem (Brasil, 2016. 72 minutos)

Na periferia de São Paulo vive Felipe de Luna, um garoto diferente dos outros de sua comunidade. Apaixonado pela música erudita, ele aprendeu a tocar violoncelo e passou a se dedicar ao estudo musical. Quando um programa social promove aulas em sua região, Felipe conhece Diana Ligeti, integrante  de um renomado conservatório em Paris, que aposta no talento do garoto.

Classificação: Livre

Meninas (Brasil, 2006. 71 minutos)

Evelin, 13 anos, está grávida de um jovem de 22 anos que deixou o tráfico de drogas recentemente. Luana, 15 anos, declara que planejou sua gravidez, pois desejava ter um filho só para ela. Edilene, 14 anos, espera um filho de Alex, que também engravidou sua vizinha Joice. Ao longo de um ano, é acompanhado o cotidiano destas três jovens.

Classificação: Livre

Últimas Conversas (Brasil, 2015. 85 minutos)

O cineasta Eduardo Coutinho entrevista diversos estudantes do ensino médio público no Rio de Janeiro, perguntando sobre a suas vidas atuais e expectativas para o futuro.

Classificação: 12 anos

Fonte: https://porvir.org/6-filmes-sobre-juventudes-para-usar-em-sala-de-aula/?utm_source=Porvir&utm_campaign=4db5178965-Newsletter_30.3.24_Outros&utm_medium=email&utm_term=0_9ba572b4f0-8c43db1372-%5BLIST_EMAIL_ID%5D

16 de maio de 2024
6 filmes sobre juventudes para usar em sala de aula
WhatsApp