Altas temperaturas ampliam a urgência de discutir racismo ambiental em sala de aula

Crise climática tem escancarado diferentes níveis de impactos na vida das pessoas e a escola é um lugar importante para refletir sobre isso. Confira recomendações para debater o assunto.

O calor está de matar. O mundo enfrenta atualmente altas temperaturas, que colocam em risco a saúde de muitas pessoas. A depender do local onde se vive, sente-se mais ou menos os efeitos causados pela crise climática que assola o planeta e que é responsável pelo aumento do calor.

Classe social, raça e renda influenciam na possibilidade de se prevenir de desastres causados pelo clima. Geralmente, as áreas mais afetadas por enchentes, deslizamentos e criação de ilhas de calor são as habitadas por pessoas pobres, pretas, periféricas, ribeirinhas e indígenas.

O termo racismo ambiental surgiu há aproximadamente 50 anos e foi cunhado pelo químico Benjamin Franklin Chavis Jr., liderança dos movimentos pelos direitos civis dos negros nos Estados Unidos e assistente de Martin Luther King Jr. Ele usa da intersecção entre classe e raça para observar como os impactos da crise climática geram injustiça, sobretudo para pessoas não brancas.

“Vejo com grande importância a abordagem do tema nas escolas, visto que a crise climática é o maior desafio que vivemos hoje enquanto sociedade”, aponta Lara Martins, pesquisadora em Governança Climática na Justus Liebig University Giessen, professora convidada na PUC-RJ (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro).

Lara reforça que olhar para a crise climática é, ao mesmo tempo, refletir sobre ações do passado e igualmente pensar em estratégias para o futuro. “Abordar o fato na escola é trazer o tema para perto das próximas gerações e garantir que ninguém fique para trás, como diz a Agenda 2030“, complementa, em referência ao compromisso global coordenado pela ONU (Organização das Nações Unidas), para colocar o mundo em um caminho mais sustentável até 2030.

Link – https://porvir.org/altas-temperaturas-urgencia-racismo-ambiental-sala-de-aula/?utm_source=Porvir&utm_campaign=b448f5ec10-Newsletter_23.3.24_Outros&utm_medium=email&utm_term=0_9ba572b4f0-65bee6ca67-%5BLIST_EMAIL_ID%5D

11 de abril de 2024
Altas temperaturas ampliam a urgência de discutir racismo ambiental em sala de aula
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