Conheça o aplicativo da USP São Carlos que corrige sua redação

Pesquisadores do Instituto de Física de São Carlos (IFSC) e do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, criaram uma ferramenta para ajudar os estudantes a melhorar suas habilidades em redação – tarefa que tem o maior peso em vestibulares e no Enem.

O Corretor Inteligente de Redações Automático (Cira) é um aplicativo gratuito baseado em inteligência artificial que corrige e estabelece uma pontuação para a redação, além de apresentar sugestões de como o usuário pode melhorar o texto.

A ferramenta  foi criada a partir de uma base de 100 mil redações da empresa Letrus. Elas foram corrigidas e pontuadas por professores de acordo com as competências requisitadas pelo Enem. Seguindo esses critérios, o sistema registrou os aspectos que precisam ser considerados na  correção e como estabelecer uma nota.

Como usar o corretor inteligente

O aplicativo da Cira está disponível para o sistema Android, e também é possível fazer a correção pelo site da ferramenta. O estudante deve preencher o tema da redação e digitalizar o texto. A leitura pela câmera ainda não está habilitada. Após fazer a transmissão do arquivo, o sistema apresenta ao usuário uma tela de resultados, em que constam a nota atribuída à redação e estatísticas sobre o texto, como número de palavras, conectivos e erros.

Os erros encontrados ficam marcados em vermelho. Ao clicar em cima deles, abre-se uma janela que explica qual o problema e como corrigi-lo. O corretor identifica confusão de palavras, redundâncias, clichês, repetições, problemas de estilo, erros ortográficos, gramaticais, sintáticos e de pontuação. A argumentação não é avaliada, só a estrutura do texto. Por isso, não é possível dizer que a nota do app seria a mesma dos corretores. Mas ela dá uma boa ideia de onde o estudante precisa melhorar.

O Cira é resultado do projeto de iniciação científica Gabriel Nogueira, que cursa Bacharelado em Ciências de Computação no ICMC. E ele preparou um vídeo para demonstrar como a ferramenta funciona na prática.

Nos comentários do vídeo, muitos usuários elogiaram o aplicativo. “Amei o app, muito eficiente e a correção é sensata!”, escreveu uma usuária. Ela também sugeriu que a correção mostrasse a pontuação por competência: “assim o aluno pode ter uma visão melhor sobre quais quesitos precisa melhorar”. Os responsáveis responderam que a pontuação por competência está plano e deve ser inserida em breve ao sistema.

Fonte: https://www.msn.com/pt-br/noticias/educacao/conhe%C3%A7a-o-aplicativo-da-usp-s%C3%A3o-carlos-que-corrige-sua-reda%C3%A7%C3%A3o/ar-BB1eEA52

2 de setembro de 2021
Conheça o aplicativo da USP São Carlos que corrige sua redação
WhatsApp