Demanda por educação é alta e vai além dos cursos de graduação, mostra nova pesquisa do Google

Estimativa feita pela empresa a partir de uma pesquisa realizada com 1,5 mil pessoas em julho mostra que o mercado potencial para educação no país pode chegar a 40 milhões de pessoas.

A pandemia da COVID-19 transformou o comportamento das pessoas em diversas esferas e, na educação, não foi diferente. Novos dados revelados pelo Google durante o evento Think with Google Education, realizado na última sexta-feira, mostram que o interesse dos brasileiros em educação, que antes estava concentrado na escolha da graduação e no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), agora também inclui outras modalidades como cursos livres, cursos preparatórios e ensino de idiomas. A mudança ampliou o mercado para cerca de 40 milhões de estudantes em potencial no país.

De acordo com dados de uma pesquisa realizada com 1,5 mil pessoas por meio da plataforma Google Survey em julho de 2022, 29% dos entrevistados estão interessados em estudar cursos livres, 25% cursos de idiomas, 18% cursos de graduação, 11% Ensino Fundamental e Médio e outros 11% das pessoas declararam interesse em cursos preparatórios. Ao extrapolar os dados considerando a população brasileira e a taxa de acesso à internet no Brasil, o interesse somente em cursos livres, por exemplo, pode chegar a cerca de 28 milhões de pessoas.

“A oportunidade da educação no Brasil vai muito além dos 3,5 milhões de pessoas que se inscrevem nas universidades todos os anos”, diz Guilherme dos Anjos, head de negócios para o segmento de Educação do Google Brasil. “Os outros milhões de brasileiros que querem estudar não desistiram de seu sonho, apenas estão buscando cursos que ofereçam soluções diferentes.”

As escolhas dos brasileiros se transformaram não só em relação à modalidade e duração do curso, mas também em relação ao formato. Grande parte das pessoas passaram a considerar cursos na modalidade de educação a distância (EaD) ao procurar uma instituição. De acordo com uma segunda pesquisa encomendada pelo Google à consultoria Educa Insights com cerca de 750 pessoas mostrou que, entre 2020 e 2021, o número de pessoas que considerava fazer um curso à distância saltou de 40% para 78% dos entrevistados. Em 2017, esse número era de apenas 19%.

“O rápido crescimento do ensino a distância, provocado pela pandemia, não se traduziu em uma experiência necessariamente fácil para todos, já que muitas pessoas não tinham acesso adequado à internet ou dispositivos para acessar os conteúdos”, diz o executivo. “Além disso, a modalidade tende a ser menos rentável para instituições privadas, menor ticket médio e ainda tem maior taxa de evasão. Neste momento, enxergamos uma oportunidade para as empresas repensarem suas estratégias, oferecendo uma diversidade maior de opções para atender ao interesse dos brasileiros de continuar estudando, por meio de modalidades variadas e em formatos inovadores.”

Crescimento nas buscas no Google e YouTube

Apesar de a graduação não ser o único interesse dos estudantes brasileiros, as buscas por cursos desse tipo no Google seguem estáveis ao longo dos últimos anos e apresentam picos durante o período de inscrições do Ensino Nacional de Ensino Médio (Enem) e de outros programas de governo, incluindo SiSU, Fies, Encceja e Prouni. Dados do Google Trends mostram que logo após a abertura das inscrições para o programa Prouni, em 1º de agosto, as buscas pelo termo aumentaram oito vezes no Brasil na comparação das 48h imediatamente antes do fato em relação ao mesmo período anterior.

O alto interesse pelas universidades tem explicação. De acordo com a Google Survey, ingressar em uma universidade ainda é um marco visto como a realização de um sonho: 35% das pessoas mencionam esse motivo, enquanto outros 48% gostariam de entrar na faculdade pela empregabilidade.

Dentre as três categorias de cursos apontadas como de maior interesse na Google Survey, uma que desponta com grande interesse no Google é a de cursos preparatórios, que viu o volume de interesse se multiplicar quase cinco vezes nas buscas por marcas nos últimos cinco anos. Além disso, a categoria de cursos livres chegou em um novo patamar de buscas durante a pandemia e as buscas por plataformas especializadas apresentaram crescimento de 60%. Já a categoria de idiomas também apresenta crescimento continuado nos últimos dois anos e, só no ano passado, as buscas sobre o assunto cresceram 30%.

A educação também tem ganhado cada vez mais relevância para os usuários do YouTube. De acordo com dados do YouTube Trends, as buscas por “cursos” na plataforma de vídeos cresceu 70% ao longo do primeiro semestre de 2022.

Fonte: https://ipnews.com.br/demanda-por-educacao-e-alta-e-vai-alem-dos-cursos-de-graduacao-mostra-nova-pesquisa-do-google/

15 de agosto de 2022
Demanda por educação é alta e vai além dos cursos de graduação, mostra nova pesquisa do Google
WhatsApp