O pensamento computacional é visto como uma competência vinculada a resolução de problemas, projetar sistemas e compreender o comportamento humano, usando como base os conceitos da ciência da computação.
Esse tema presente nos currículos educacionais em muitos países têm ganhado cada vez mais espaço no campo educacional brasileiro, principalmente com a entrada da Base Nacional Comum Curricular – BNCC.
Para debater esse assunto o Podcast Pensar e Fazer contou a presença do Prof. Dr. Amilton Martins, professor e pesquisador sobre o Pensamento Educacional na Educação através da Aprendizagem Ativa e Educação Maker.
Nessa conversa discutimos conceitos, práticas plugadas e desplugadas para trabalhar com os estudantes e apresentamos muitas dicas de materiais e ferramentas disponíveis de forma gratuitas.
Agora é só apertar play!
Participantes:
Sérgio Ferreira e Amilton Martins
Materiais mencionados neste episódio:
Currículo de Referência em Tecnologia e Computação – Material gratuito para download – Clique aqui
Ensinando Ciência da Computação sem o uso do computador – Material gratuito para download – Clique aqui
Site: https://computacaonaescola.ufsc.br/
Site: https://www.computacional.com.br/
Site: https://scratch.mit.edu/
Site: https://code.org/
Site: https://lightbot.com/
Contato do Prof. Amilton: https://www.instagram.com/profeamilton/
Ficha técnica deste episódio
Apresentação: Sérgio Ferreira
Edição: Papo Mídia
Produção: INSTITUTO CLQ
Participantes
- Amilton Rodrigo de Quadros Martins Cientista da Computação (2004), Pós-Doutor em Educação pela Universidade de Lisboa (2020-Sistema de Avaliação de Pensamento Computacional), Doutor em Educação (2017-Criatividade e Teoria do Flow na Robótica Educacional), bolsa CAPES PDSE na Universidade de Roma Tre, Mestre em Educação (2012-Criatividade e Programação de Computadores para crianças). Líder do InovaEdu - Laboratório de Ciência e Inovação para a Educação da Fundação IMED, articulador do Letramento em Programação do Instituto Ayrton Senna e do Arranjo do Desenvolvimento da Educação Norte Gaúcho. Pesquisador da Fundação IMED em Pensamento Computacional na Educação através da Aprendizagem Ativa e Educação Maker. Senador na JCI - Junior Chamber Internacional. Atualmente, é pesquisador e Bolsista de Produtividade em Pesquisa com dedicação exclusiva ao CETID - Centro de Pesquisa, Tecnologia e Inovação Digital da Fundação Meridional, sendo líder dos Projetos de Pesquisa "#TeuFuturo", "Robótica Educacional - Processos de aprendizagem e avaliação de competências" e "Analytics - Desenvolvimento do Pensamento Computacional".