Neste episódio conversamos sobre os principais conceitos que envolvem o uso da Aprendizagem Baseada em Problemas, suas possíveis origens históricas, por que ela é considerada uma metodologia ativa e sua incorporação nas diretrizes curriculares de alguns cursos de ensino superior, a colocando como condição essencial na formação de profissionais na área da saúde.
Falamos também, dos desafios de aprender e de ensinar usando essa metodologia e da importância da formação ao longo da vida e sua entrada na Educação Básica.
Participantes:
Sérgio Ferreira e Aline Guerra Aquilante
Materiais mencionados neste episódio:
Texto 1: A problematização e a aprendizagem baseada em problemas: diferentes termos ou diferentes caminhos? Clique aqui
Texto 2: Situações-problema Simuladas: uma Análise do Processo de Construção – Clique aqui
Texto 3: A aprendizagem ativa aumenta o desempenho do aluno em ciência, engenharia e matemática – Clique aqui
Texto 4: Aprendizagem Baseada em Problemas na formação médica e o currículo tradicional de Medicina: uma revisão bibliográfica – Clique aqui
Texto 5: Espiral construtivista: uma metodologia ativa de ensino-aprendizagem – Clique aqui
Contato: https://www.ppggc.ufscar.br/
Ficha técnica deste episódio
Apresentação: Sérgio Ferreira
Edição: Papo Mídia
Produção: INSTITUTO CLQ
Participantes
- Aline Guerra Aquilante Possui graduação em Odontologia pela Faculdade de Odontologia de Bauru - USP (2000), Mestrado em Odontologia em Saúde Coletiva pela Faculdade de Odontologia de Bauru - USP (2005) e Doutorado em Saúde Coletiva pela UNIFESP (2014). Atualmente é Professora do Departamento de Medicina da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Tem experiência na área de Saúde Coletiva, atuando principalmente nos seguintes temas: Políticas de Saúde e Educação para profissionais de saúde.