O que faz as pessoas ficarem profundamente envolvidas em determinados jogos?
O que os aplicativos de recompensas com cashbacks e prêmios tem a ver com gamificação?
Neste episódio falamos um pouco sobre esses assuntos e como a gamificação tem sido usada como ferramenta de apoio para os processos de ensino e aprendizagem. Também discutimos sobre os aspectos motivacionais envolvendo os jogos, assim como a importância e os cuidados necessários relacionados ao planejamento e uso da gamificação nos espaços escolares.
Materiais mencionados neste episódio:
Livro: Ludicidade, Jogos Digitais e Gamificação na Aprendizagem – Luciano Meira e Paulo Blikstein – Clique aqui
Livro: Homo ludens: O jogo como elemento da cultura – pdf – Johan Huizinga clique aqui
Contato:
Luciano Meira – Linkedin
Ficha técnica deste episódio
Apresentação: Sérgio Ferreira
Edição: Papo Mídia
Produção: INSTITUTO CLQ
PARTICIPANTES:
Sérgio Ferreira e Luciano Meira
Participantes
- Luciano Meira é professor adjunto de psicologia na Universidade Federal de Pernambuco, professor colaborador do Mestrado em Design de Artefatos Digitais do CESAR (Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife), Coordenador de Ciência e Inovação da Joy Street, uma empresa de tecnologias educacionais lúdicas da qual é cofundador no Porto Digital (Recife).