Neste episódio discutimos sobre a importância da avaliação como um poderoso instrumento para corrigir rotas e orientar professores e gestores sobre a aprendizagem dos estudantes. Falamos também, de algumas ferramentas de avaliação quando trabalhamos com Metodologias Ativas, como a Avaliação 360 graus e as Rubricas, assim como a importância das aprendizagens sociais e emocionais e o grande desafio de avaliá-las.
Materiais mencionados neste episódio:
APEI-50 – Avaliação das Práticas Educacionais Inovadoras – 50 Indicadores de Avaliação – Clique aqui
Big Five – O modelo Big Five sustenta que a personalidade humana é composta por dezenas de fatores específicos. Apesar dessa diversidade, esses fatores confluem para cinco traços amplos que estão em um mesmo nível de hierarquia. Para esse assunto indicamos aqui dois artigos:
Artigo 1 – As dimensões da Personalidade: Um olhar sobre tentativas de Compreensão da Personalidade, focando a teoria dos Cinco Grandes Fatores. Clique aqui
Artigo 2 – Relações hierárquicas entre os traços amplos do Big Five. Clique aqui
Contato:
Site – Instituto Crescer
Site – Luciana Allan
Linkedin – Luciana Allan
Ficha técnica deste episódio
Apresentação: Sérgio Ferreira
Edição: Papo Mídia
Produção: INSTITUTO CLQ
PARTICIPANTES:
Sérgio Ferreira e Luciana Allan
Participantes
- Luciana Allan Doutora em Educação, Mestre em Ciências da Comunicação, com graduação em Matemática. Atua há mais de três décadas em projetos de desenvolvimento de profissionais da educação, voltados à promover inovação educacional. Neste contexto, participou da elaboração dos Parâmetros Curriculares em Ação e dos PCN+ Conceitos Estruturantes, ambos para o MEC, da construção do curso Melhor Gestão, Melhor Ensino para a Secretaria Estadual de Educação de SP e da avaliação do programa Gestão Escolar para Resultados de Aprendizagem do Instituto Unibanco. Também foi organizadora da coleção de Guias Crescer em Rede, voltado à formação de professores para uso de tecnologias digitais e implementação de metodologias ativas, idealizadora da Avaliação de Práticas Educacionais Inovadoras (APEI50), autora do livro Escola.com: como as novas tecnologias estão transformando a educação na prática. É membro do ISTE (International Society for Technology in Education), mantém um blog na Revista Exame intitulado Crescer em Rede e é diretora técnica do Instituto Crescer para a Cidadania, onde participa da concepção e implementação de projetos, nacionais e internacionais, que visam contribuir com a melhoria da qualidade da Educação Básica no Brasil.