A pandemia da COVID-19 transformou o comportamento das pessoas em diversas esferas e, na educação, não foi diferente. Novos dados revelados pelo Google durante o evento Think with Google Education, realizado na última sexta-feira, mostram que o interesse dos brasileiros em educação, que antes estava concentrado na escolha da graduação e no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), agora também inclui outras modalidades como cursos livres, cursos preparatórios e ensino de idiomas. A mudança ampliou o mercado para cerca de 40 milhões de estudantes em potencial no país.
“A oportunidade da educação no Brasil vai muito além dos 3,5 milhões de pessoas que se inscrevem nas universidades todos os anos”, diz Guilherme dos Anjos, head de negócios para o segmento de Educação do Google Brasil. “Os outros milhões de brasileiros que querem estudar não desistiram de seu sonho, apenas estão buscando cursos que ofereçam soluções diferentes.”
“O rápido crescimento do ensino a distância, provocado pela pandemia, não se traduziu em uma experiência necessariamente fácil para todos, já que muitas pessoas não tinham acesso adequado à internet ou dispositivos para acessar os conteúdos”, diz o executivo. “Além disso, a modalidade tende a ser menos rentável para instituições privadas, menor ticket médio e ainda tem maior taxa de evasão. Neste momento, enxergamos uma oportunidade para as empresas repensarem suas estratégias, oferecendo uma diversidade maior de opções para atender ao interesse dos brasileiros de continuar estudando, por meio de modalidades variadas e em formatos inovadores.”
Crescimento nas buscas no Google e YouTube
Apesar de a graduação não ser o único interesse dos estudantes brasileiros, as buscas por cursos desse tipo no Google seguem estáveis ao longo dos últimos anos e apresentam picos durante o período de inscrições do Ensino Nacional de Ensino Médio (Enem) e de outros programas de governo, incluindo SiSU, Fies, Encceja e Prouni. Dados do Google Trends mostram que logo após a abertura das inscrições para o programa Prouni, em 1º de agosto, as buscas pelo termo aumentaram oito vezes no Brasil na comparação das 48h imediatamente antes do fato em relação ao mesmo período anterior.
O alto interesse pelas universidades tem explicação. De acordo com a Google Survey, ingressar em uma universidade ainda é um marco visto como a realização de um sonho: 35% das pessoas mencionam esse motivo, enquanto outros 48% gostariam de entrar na faculdade pela empregabilidade.
A educação também tem ganhado cada vez mais relevância para os usuários do YouTube. De acordo com dados do YouTube Trends, as buscas por “cursos” na plataforma de vídeos cresceu 70% ao longo do primeiro semestre de 2022.