Planejamento e Avaliação das Aprendizagens são componentes fundamentais do processo educacional. Um planejamento ativo, que leva em consideração as necessidades e a demanda da comunidade escolar em que o professor está inserido, possui uma função norteadora e estruturante do processo avaliativo, que considera as diferenças, enquanto pessoas, dos sujeitos aprendentes, e promove a autonomia dos mesmos para que realizem projetos e vivenciem suas cidadanias.
A avaliação, indissociável do planejamento, deve permitir em sua concepção a possibilidade de que o conhecimento tácito venha à tona por meio da variação dos instrumentos avaliativos, cumprindo seu papel de fornecer indícios sobre o processo de ensino-aprendizagem e ser um meio para direcionar o planejamento e (re)planejamento, e não um fim em si mesma.
Objetivos que foram discutidos durante o curso:
- Entender e ampliar o conceito de processos avaliativos como indícios e a relação com o planejamento escolar.
- Desmitificar o reducionismo da avaliação apenas ao instrumento prova e a ideia de medida.
- Estudar e utilizar outros instrumentos avaliativos para possibilitar que o conhecimento tácito, valores e cultura dos sujeitos aprendentes se manifestem.
- Compreender e conscientizar sobre importância do feedback avaliativo, da avaliação informal e como podem despertar aprendizagens ou aversão nos sujeitos aprendentes.
- Refletir e discutir sobre processos avaliativos na Educação Infantil.