“No novo cenário mundial, reconhecer-se em seu contexto histórico e cultural, comunicar-se, ser criativo, analítico-crítico, participativo, aberto ao novo, colaborativo, resiliente, produtivo e responsável requer muito mais do que o acúmulo de informações.
Requer o desenvolvimento de competências para aprender a aprender, saber lidar com a informação cada vez mais disponível, atuar com discernimento e responsabilidade nos contextos das culturas digitais, aplicar conhecimentos para resolver problemas, ter autonomia para tomar decisões, ser proativo para identificar os dados de uma situação e buscar soluções, conviver e aprender com as diferenças e as diversidades“.
Esse é um pequeno trecho da BNCC – Base Nacional Comum Curricular reafirmando o seu compromisso com a chamada Educação Integral.
E é nesse contexto que temos neste Podcast a professora Letícia Lyle para discutir um pouco sobre a importância e a necessidade da incorporação das Aprendizagens Sociais e Emocionais na busca de uma formação integral.
Onde discutimos: A importância da incorporação das competências Socioemocionais no contexto escolar; Por onde devemos começar um programa de Educação Socioemocional em uma escola; Como devemos pensar o papel professor e a sua preparação para trabalhar com as competências socioemocionais e muito mais!
Materiais mencionados neste episódio:
CASEL – (Academia Colaborativa para a Aprendizagem Social e Emocional)- https://casel.org/
INSTITUTO AYRTON SENNA – Clique aqui
Contato:
Linkedin: Letícia Lyle
Site: https://caminoeducation.com/
Site: https://cloeedu.com.br/
Ficha técnica deste episódio
Apresentação: Sérgio Ferreira
Edição: Papo Mídia
Produção: INSTITUTO CLQ
PARTICIPANTES:
Sergio Ferreira e Letícia Lyle
Participantes
- Letícia Lyle Sócia fundadora e Chief Education Officer da Camino Education. Ela tem vasta experiência no desenvolvimento e implementação de metodologias de ensino, currículo e preparação de professores para o século XXI. Foi vencedora do Prêmio Early Career 2017 do Teachers College, da Columbia University, por seu trabalho com programas de aprendizado Social Emocional para estudantes de baixa renda no Brasil. Letícia foi Diretora de Currículo, Avaliação e Formação de Professores da Somos Educação e Presidente do Instituto Somos, elaborando estratégias para projetos de larga escala que apoiassem instituições e escolas parceiras em seu desafio de transformação com qualidade. Letícia é mestre em Currículo e Ensino pelo Teachers College, possui MBA em Produção de Cinema e Televisão Executiva pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP), mestrado em Direito pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP-SP), graduação em Pedagogia na Universidade Cidade de São Paulo (UNICID), Comunicações da Fundação Armando Álvares Penteado e graduou-se em Administração de Empresas pela Universidade de São Paulo (FEA-USP).