Projetos realizados

Avaliação na Educação Básica

Planejamento e Avaliação das Aprendizagens são componentes fundamentais do processo educacional. Um planejamento ativo, que leva em consideração as necessidades e a demanda da comunidade escolar em que o professor está inserido, possui uma função norteadora e estruturante do processo avaliativo, que considera as diferenças, enquanto pessoas, dos sujeitos aprendentes, e promove a autonomia dos mesmos para que realizem projetos e vivenciem suas cidadanias.

A avaliação, indissociável do planejamento, deve permitir em sua concepção a possibilidade de que o conhecimento tácito venha à tona por meio da variação dos instrumentos avaliativos, cumprindo seu papel de fornecer indícios sobre o processo de ensino-aprendizagem e ser um meio para direcionar o planejamento e (re)planejamento, e não um fim em si mesma.

Objetivos que foram discutidos durante o curso:

- Entender e ampliar o conceito de processos avaliativos como indícios e a relação com o planejamento escolar.

- Desmitificar o reducionismo da avaliação apenas ao instrumento prova e a ideia de medida.

- Estudar e utilizar outros instrumentos avaliativos para possibilitar que o conhecimento tácito, valores e cultura dos sujeitos aprendentes se manifestem.

- Compreender e conscientizar sobre importância do feedback avaliativo, da avaliação informal e como podem despertar aprendizagens ou aversão nos sujeitos aprendentes.

- Refletir e discutir sobre processos avaliativos na Educação Infantil.

Galeria de fotos

Receba novidades sobre os novos cursos

    Mais projetos e cursos realizados

    Curso

    Diálogos sobre o Ensino de Geo...

    VER DETALHES
    Curso

    Projeto Tetear Tech – Um...

    VER DETALHES
    Curso

    Currículo, Movimento Maker e B...

    VER DETALHES
    WhatsApp