Avaliação na Educação Básica

Dia 14/03/2020
08:30 às 17:30h
Local: CLQ Reserva Jequitibá
Av. Cezira Giovanoni Moretti, 1100
Reserva Jequitibá, Piracicaba/SP

O Curso

Planejamento e Avaliação das Aprendizagens são componentes fundamentais do processo educacional. Um planejamento ativo, que leva em consideração as necessidades e a demanda da comunidade escolar em que o professor está inserido, possui uma função norteadora e estruturante do processo avaliativo, que considera as diferenças, enquanto pessoas, dos sujeitos aprendentes, e promove a autonomia dos mesmos para que realizem projetos e vivenciem suas cidadanias.

A avaliação, indissociável do planejamento, deve permitir em sua concepção a possibilidade de que o conhecimento tácito venha à tona por meio da variação dos instrumentos avaliativos, cumprindo seu papel de fornecer indícios sobre o processo de ensino-aprendizagem e ser um meio para direcionar o planejamento e (re)planejamento, e não um fim em si mesma.

Objetivos:

– Entender e ampliar o conceito de processos avaliativos como indícios e a relação com o planejamento escolar.

– Desmitificar o reducionismo da avaliação apenas ao instrumento prova e a ideia de medida.

– Estudar e utilizar outros instrumentos avaliativos para possibilitar que o conhecimento tácito, valores e cultura dos sujeitos aprendentes se manifestem.

– Compreender e conscientizar sobre importância do feedback avaliativo, da avaliação informal e como podem despertar aprendizagens ou aversão nos sujeitos aprendentes.

– Refletir e discutir sobre processos avaliativos na Educação Infantil.



Tópicos que serão abordados

  1. Avaliação e planejamento escolar
  2. Avaliação por rubricas
  3. Competências socioemocionais e avaliação
  4. Inteligências múltiplas e avaliação
  5. Avaliação na educação infantil
  6. A importância do feedback avaliativo

Programação* *Sujeita a alterações

08:30 - 09:00 Credenciamento
09:00 - 10:30 Avaliação e Planejamento - Concepções sobre Avaliações das Aprendizagens - Como avaliar em um cenário de Inteligências Múltiplas?
10:30 - 10:50 Coffee - break
10:50 - 12:00 Efeitos Aversivos da prática Avaliativa - A importância do feedback avaliativo
12:00 - 13:30 Almoço
13:30 - 15:30 Como avaliar as competências socioemocionais? - Avaliação por Rubrica
15:30 - 15:50 Coffee - break
15:50 - 17:00 Como avaliar na educação infantil sem o instrumento prova? - Atividades reflexivas sobre a prática avaliativa
17:00 - 17:30 Encerramento

Palestrante

Rodrigo Serra

Rodrigo Serra

Professor e Coordenador Nacional da Pós-Graduação em Avaliação da Aprendizagem IBFE/UNITÀ.

» Saiba mais

Doutorando em Educação na FE/Unicamp; Mestre em Educação pela UFSCar-Sorocaba; Professor do curso de Especialização em Neuroaprendizagem da PUC-Campinas.Licenciado em matemática; Professor de Matemática do Colégio Oficina do Estudante e Coordenador de área do Colégio Crescer Campinas. Membro do GEPEMAI e do CiEspMat – FE/Unicamp. Palestrante na área de Planejamento de Ensino, Avaliação da Aprendizagem e Planejamento de Carreira.

INSCRIÇÕES

1º lote

desconto até dia 27/02

Valor único R$150,00

Ao participar do curso você autoriza automaticamente a utilização de uso de imagens em nossas comunicações.

2º lote

após o dia 27/02

Valor único R$180,00

Ao participar do curso você autoriza automaticamente a utilização de uso de imagens em nossas comunicações.

Realização

Instituto CLQ

Apoio

Receba novidades sobre os próximos cursos